Hora da verdade: resenha de Convergente (#3), Veronica Roth

Por Rai Louven
@rai_louven

Untitled-1

Já que estamos na semana de estreia de Insurgente nos cinemas (que foi ontem, 19/03), a resenha de de hoje será sobre Convergente, último livro da trilogia Divergente, escrita por Verônica Roth, publicada pela editora Rocco.

Em Divergente (#1) somos apresentados a realidade de uma sociedade aparentemente perfeita, que funcionava através do “eficiente” sistema de facções. Porém, já em Insurgente (#2) a situação começa a mudar, a ambição, egoísmo e sede de poder de alguns acabam propiciando uma guerra. Convergente é uma espécie de oráculo, porque nele se encontram todas as respostas sobre início, meio e fim a respeito de tudo que envolve o mundo de Tris.

Se você acha que já sabe tudo e que está entendo a história toda, que já imagina até como deve ser o final… Rá! Se enganou meu bem!! Em Convergente, Veronica Roth mostra que foi mais esperta e supera as nossas expectativas, pelo menos as minhas! 😉

O mundo onde Tris cresceu já não existe mais, tudo foi destruído e devastado pela violência… Os planos não saíram como esperado (novidade!), mas em meio a toda confusão em que a “nova sociedade” (ou o que restou dela) se encontra, surge uma esperança, que vem através da revelação de um segredo, até então guardado a sete chaves.

Tris, determinada como sempre, não deixa que nada, nem ninguém a impeça de ir atrás dessa esperança, daquilo que lhe parece certo e o melhor para o bem comum. Após alcançar seu objetivo, ela é novamente surpreendida e junto com essa novidade, vêm muitas outras.

Desde o primeiro livro, Divergente, Beatrice, ou melhor, Tris, já havia me conquistado, só pela coragem de seguir seu coração ao escolher a Audácia como sua nova facção. Ao longo da estória, eu fui me apaixonando mais ainda por ela, devido a sua forma de pensar, por ela ser impulsiva, intuitiva, estratégica, humilde, sincera, de bom coração etc. Ela merece muito o título de heróina… Eu só amo essa menina gente!!!

117632044_1GG
Um detalhe que eu achei muito bom em Convergente foi a dupla narração, ou seja, os capítulos ora são narrados por Tris, ora por Tobias, uma novidade que não ocorre nos livros anteriores. Essa dupla narração dá para o leitor um campo de visão e compreensão maior sobre a estória, o que é maravilhoso! Conseguimos, por exemplo, saber o que está acontecendo em dois lugares diferentes. Além disso, ela nos permite conhecer e entender melhor como Tobias se sente em relação a tudo que acontece, afinal, ele também é uma peça fundamental na trama, assim como Tris.

O terceiro livro da trilogia é extremamente inteligente! É impressionante a maneira como a autora conseguiu ligar todos os livros. Os títulos de cada livro estão totalmente em sintonia com a lógica da estória.

Apesar de ter amado a trilogia toda, eu não gostei muito do final, infelizmente! Mas, não vou fazer spoiler, portanto leiam e depois me digam o que acharam!

Ahh, não posso deixar de comentar e dar os parabéns a Veronica Roth por ter escrito essa estória maravilinda, mas também pelos “Agradecimentos Especiais” que ela dedica aos blogueiros que a ajudaram a divulgar o a trilogia Divergente. Ela cita o nome de cada blogueiro! Gente, isso sim é amor! Toda a blogosfera fica in love com agradecimentos e reconhecimentos como esse. ❤

“Na primavera de 2012, cinquenta blogs ajudaram a espalhar seu amor pela série Divergente, apoiando o lançamento de Insurgente em uma campanha on-line baseada em facções. Cada participante foi essencial para o sucesso desta série.” (Verônica Roth)

Eu super recomendo a leitura da trilogia!!!

Anúncios

6 comentários sobre “Hora da verdade: resenha de Convergente (#3), Veronica Roth

  1. Pingback: Insurgente (#2): resenha do filme |

  2. Pingback: Saga Divergente | Novos títulos para os dois últimos filmes: Convergente e Ascendente |

  3. Pingback: Divulgado o primeiro tease da saga Divergente: “Beyond The Wall” |

  4. Pingback: Divulgado o primeiro teaser trailer da saga Divergente: “Beyond The Wall” |

Para comentar, é aqui ó ↓ ....

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s